Os casos de mão-pé-boca dobraram em quase 24 dias em Florianópolis. Segundo a Vigilância Epidemiológica municipal, 419 crianças foram infectadas até esta quinta-feira (27), em comparação com 251 crianças que tiveram a doença no início do mês.
De acordo com a pasta até esta quinta foram 41 surtos registrados na Capital, 13 estão ativos e 28 encerrados. Os surtos são comumente registrados em escolas e creches, locais com grande concentração de crianças.
O que é a mão-pé-boca?
O site do Ministério da Saúde explica que a doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus, que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.
Sintomas da doença
- Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
- Aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas brancas acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
- Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
- Mal-estar;
- falta de apetite;
- vômitos e diarreia;
- Por causa da dor, surge dificuldade para engolir e muita salivação.
Por ND
Comentários desta notícia