Circulam nas redes sociais, vídeos que mostram uma chuva de cor escura caindo em várias cidades do Rio Grande do Sul e do Uruguai, na última terça-feira (10). De acordo com a Epagri/Ciram, esse fenômeno pode se estender a Santa Catarina nos próximos dias.
Leia também>>Governo avalia volta do horário de verão
Municípios como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte registraram o evento climático. O Climatempo também reportou a ocorrência da “chuva preta” em cidades no norte do Uruguai, como Cerro Largo e Rocha.
Pesquisadores da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), explicam que a fuligem proveniente das queimadas se misturou com as gotas de chuva, provocando a coloração escura da água.
Leia também>>Homem Ataca Policial com Faca Durante Briga e Morre em Confronto
A previsão da Epagri/Ciram indica chuva para os próximos dias, especialmente nesta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), o que pode provocar a repetição do fenômeno, em regiões do Sul do Brasil.
Com a chegada de uma frente fria em Santa Catarina na sexta-feira (13), o estado também pode ser atingido pela “chuva preta”. O sistema de chuva previsto para o fim de semana, ao interagir com a fumaça vinda das queimadas na Amazônia, pode causar novas ocorrências do fenômeno na região.
Leia também>>Nova lei de trânsito: Multa pesada e suspensão da CNH por 1 ano
Comentários desta notícia