Durante todo o mês de maio, as unidades de ensino da Rede Municipal de Balneário Camboriú receberam a visita do setor de Educação para o Trânsito do BCTrânsito, que repassaram aos alunos, através de jogos e brincadeiras, noções básicas sobre o trânsito.
Essas ações fizeram parte do cronograma referente ao Maio Amarelo, que é um movimento mundial, que ocorre em Balneário Camboriú desde 2014. Pela importância do tema, essas ações seguem nas unidades da Rede nos meses de junho e julho.
Entre as atividades desenvolvidas pelo setor de Educação para o Trânsito nas escolas está o Jogo do Tabuleiro Humano, que consiste numa lona com imagens de um jogo de tabuleiro real, o qual possui desenhos relacionados ao trânsito, sendo cada lateral, representada por uma cor e também por um usuário da via: pedestre, ciclista, motociclista e motorista.
Na lona, há um semáforo representado pelas cores verde, amarela e vermelha, e cada uma destas cores, resulta numa tarefa para a equipe. Os alunos são as peças do jogo e conforme vão respondendo as questões relacionadas ao trânsito, cidadania e mobilidade, vão avançando as casas até chegarem ao centro.
O jogo é desenvolvido todo em equipes para que os alunos aprendam a desenvolver o espírito de coletividade. “É de extrema importância que os alunos entendam que o coletivo precisa imperar sobre o individual nos espaços do trânsito, pois é um espaço público e compartilhado”, afirmou a pedagoga do BCTrânsito, Karine Winter.
Outra atividade levada pelos profissionais do trânsito às escolas é a “Roda de Conversa”. A atividade proporciona momentos de análise e reflexão sobre os mais diversos aspectos relacionados ao trânsito. Em círculo, os alunos são divididos em duplas ou trios e recebem perguntas. Cada pergunta e resposta oportuniza um debate, provocando reflexão e, principalmente, respostas de como tornar o trânsito mais seguro.
Teatro de fantoches é outra atividade divertida, que tem como objetivo trazer informações sobre segurança no trânsito de forma leve e interativa, compartilhando questões pertinentes à segurança no trânsito, como: sinais de trânsito, a travessia na faixa de pedestres, qual o local adequado para andar de bicicleta, onde brincar em segurança, entre outros assuntos.
“Todas as atividades desenvolvidas têm como finalidade que os estudantes entendam as regras do trânsito e a importância de cumpri-las, de forma a prevenir acidentes e preservar vidas. Nossos alunos recebem esses ensinamentos e tornam-se multiplicadores, levando esses dados para seus pais e familiares”, pontua a secretária da Educação, Marilene Cardoso.
Comentários desta notícia