Será que os Catarinenses estão preperados para o frio da próxima semana? Prepararem os casacos e cobertores, que ele vai vim com força. Além das baixas temperaturas, a passagem de um ciclone com características incomuns também deve marcar os próximos dias em Santa Catarina.
>>>Quadrilha de Balneário Camboriú que ostentava nas redes sociais é presa em RJ
Segundo a Metsul Meteorologia, entre a terça (17) e a quarta-feira (18), um ciclone deve avançar do mar em direção ao continente, deixando em alerta os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, pela previsão de ventos muito fortes e rajadas intensas.
“A trajetória do ciclone pelo continente ainda não está definida. “Dependendo do caminho que percorrer este sistema, os impactos podem ser menores ou graves”, explica o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.
ALERTA DA DEFESA CIVIL:
Um alerta já foi emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, para a ocorrência de rajadas de vento de até 100 km/h a partir de segunda-feira (16), principalmente para as áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Pré-candidato à presidência “Lula” vem visitar Santa Catarina
O mar deve ficar agitado e com risco de ressaca, a partir de quinta-feira (19), quando ciclone começa a se afastar do continente.
FRIO E NEVE:
Mas além do ciclone, a partir de segunda (16), Santa Catarina terá a presença de uma intensa massa de ar frio, que deve baixar as temperaturas em todo o Estado, até sexta-feira (20).
“Em regiões mais altas, as temperaturas podem chegar a -8°C, como Urupema e Bom Jardim da Serra”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.
E ainda para próxima semana, quem quer ver neve, pode ter a oportunidade, caso a umidade também contribua: “o indicativo é de que ela ocorra entre terça e quarta, no Planalto Sul catarinense, mas ainda é cedo para confirmar”, explica a meteorologista.
A umidade estará associada a um ciclone extratropical posicionado perto da costa do Rio Grande do Sul e que ainda não tem trajetória definida. “Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve”, fala Gilsânia.
Fim de semana
Neste sábado (14), as temperaturas devem ser amenas e nebulosidade em todo o Estado. Em áreas mais elevadas, as mínimas ficam em 5°C, enquanto podem chegar a até 23°C nas demais regiões do estado.
Domingo (15), as temperaturas sobem um pouco mais, com elevação durante o dia. E estão previstas pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas no litoral.
Comentários desta notícia