
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), respondeu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e negou que tenha recusado uma parceria de R$ 24 bilhões para investimentos em infraestrutura rodoviária no Estado.
A manifestação ocorreu na noite desta sexta-feira (26), poucas horas após Lula afirmar, durante agenda oficial em Itajaí, que o governo catarinense teria deixado de aderir a um projeto conjunto do governo federal.
GOVERNADOR DIZ QUE PROPOSTA ENVOLVIA CONCESSÕES COM PEDÁGIO
Segundo Jorginho Mello, o valor citado pelo presidente não correspondia a um investimento direto da União, mas sim a um projeto de concessão que previa a recuperação de rodovias estaduais por empresas privadas, com posterior implantação de pedágios.
De acordo com o governador, o Estado optou por executar as melhorias por meio do programa Estrada Boa, sem transferir a administração das rodovias à iniciativa privada.
Nas redes sociais, Jorginho afirmou que Santa Catarina recuperou milhares de quilômetros de estradas estaduais e criticou as declarações do governo federal, afirmando que a proposta apresentada não era um investimento, mas um modelo de concessão.
LULA AFIRMOU QUE ESTADO RECUSOU PARCERIA
Durante evento em Itajaí, Lula questionou o ministro dos Transportes sobre o projeto citado e afirmou que Santa Catarina teria perdido a oportunidade de realizar obras semelhantes às que estão sendo executadas no Paraná.
Segundo o presidente, o governo catarinense não quis aderir à parceria proposta pela União, o que teria atrasado a implantação dos projetos no Estado. Lula também criticou a ausência de Jorginho nos eventos federais realizados em Santa Catarina.
EMBATE POLÍTICO GANHA NOVO CAPÍTULO
Em resposta, Jorginho afirmou que o governo federal deveria priorizar a conclusão de obras importantes em rodovias federais, como a BR-101, antes de fazer críticas ao governo estadual.
A troca de declarações ampliou o clima de tensão política entre os dois governos e repercutiu nas redes sociais e no cenário político catarinense.
VISITA DE LULA TEVE AGENDA VOLTADA À INDÚSTRIA NAVAL
Além dos anúncios relacionados à infraestrutura, Lula participou do batismo da fragata Cunha Moreira (F202), em Itajaí, e visitou embarcações do Programa Mar Aberto, voltado à renovação da frota da Petrobras e ao fortalecimento da indústria naval.
Atualmente, o programa conta com 16 embarcações em construção na região, sendo dez em Itajaí e seis em Navegantes, mobilizando mais de dois mil trabalhadores e reforçando os investimentos no setor naval em Santa Catarina.
Ver esta publicação no Instagram






Comentários desta notícia