• Entrar
Camboriu Noticias
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil
Sem resultados
Ver todos os resultados
Camboriu Noticias
Sem resultados
Ver todos os resultados

Menos de dois meses para a Rio do Rastro Marathon em SC

Fim de semana de provas será um marco na Serra Catarinense

11 de agosto de 2021
em Eventos
Tempo de leitura: 4 mins para ler
0
RIO DO RASTRO MARATHON: UM MARCO NA SERRA CATARINENSE / FOTO: DIVULGAÇÃO

Cerca de 1.500 atletas do Brasil estão perto de descobrir os mistérios por trás da Serra do Rio do Rastro. Dias 02 e 03 de outubro, a famosa serpente de Santa Catarina vai receber corredores e ciclistas na Rio do Rastro Marathon.

Serão três provas num fim de semana que promete ser de muita adrenalina e uma verdadeira busca de superação. Além disso, será a realização de um grande projeto que nasceu a quatro mãos no auge da pandemia, como conta a coordenadora de eventos da Corre Brasil, Mariana Neves.

“Fomos resilientes, nos adaptamos com as mudanças que a pandemia trouxe. Oferecemos diversas opções e por um longo período aos atletas que não vão conseguir participar na data escolhida.

>>TRF-4 nega moradora de Camboriú de plantar maconha em casa

Reprogramamos todo cronograma do evento, e com isso nos fortalecemos para realizar as provas com ainda mais segurança. Será memorável, histórico, a nossa primeira vez na Serra, onde seremos palco da primeira maratona de muitos que confiaram em nós”.

A Corre Brasil e o Mountain Do, duas maiores organizadoras de corrida do sul do Brasil, vão proporcionar aos atletas dos 42km uma nova e incrível experiência: correr a maratona de estrada com maior altimetria do Brasil: 2.560 metros. Já quem optou pelos 25km vai enfrentar uma altimetria de 2.005 metros.

>>Em agosto tem super promoção para os pais no Grupo Oceanic

São percursos desafiadores, com mais de 280 curvas só na Serra, mas do jeito que os atletas gostam. “A prova de 25 km é somente asfalto. Já a prova dos 42km, larga em Orleans, que é novidade para quem já correu na Serra do Rio do Rastro. A gente queria deixar ela mais difícil, a pedido dos corredores que queriam mais pancadaria.

A maratona larga com 300 metros no plano e já começa a subir 1.200 metros na própria cidade de Orleans. Depois são subidas e descidas até o quilômetro 17, sendo 7,5 km de estrada rural de chão – do km 8,5 até o km 16. O percurso é maravilhoso, e os atletas podem usar tênis running mesmo, não é necessário tênis de trilha por causa deste trecho”, comenta, Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.

A Serra do Rio do Rastro ainda guarda uma surpresa, que é o clima durante as provas, já que estamos falando da região mais fria do Brasil. Mesmo sendo primavera, o frio pode dar o ar da graça. “É indicado largar com duas camisetas – uma manga longa e uma manga curta – e ainda uma jaqueta corta-vento, além de luvas, gorro, bandana e uma meia-longa.

O clima pode mudar de repente e o atleta ser pego de surpresa. Sobre a hidratação, os participantes podem ficar tranquilos. Teremos muitos postos durante o percurso”, relata Kiko.

Os amantes do ciclismo de estrada e mountain bike também terão um fim de semana para ficar na história. Eles enfrentam um percurso de 40km na tarde de sábado, com largada às 15h30 e 15h45 no paredão de Orleans, que é uma grande obra de arte.

Nesse mesmo local será o início da maratona, no domingo, às 7 horas da manhã. Já o desafio dos 25km começa em frente à Prefeitura de Lauro Müller, sábado, às 7 horas da manhã. Todas as três provas sobem a Serra do Rio do Rastro e chegam ao topo, na cidade de Bom Jardim da Serra.

A ESCOLHA PELA SERRA

Treinar em locais com subidas já faz parte do planejamento dos atletas que vão enfrentar a serpente de Santa Catarina. Alguns buscam morros e montanhas em cidades vizinhas, ou até viajam para fazer treinos específicos. Já Yann Rodrigues, só precisa colocar o pé fora de casa.

“Pra mim não é problema, porque eu sou de Belo Horizonte das Minas Gerais. Então o que mais tem aqui é subida. Na porta de casa já tem ladeira, então essa é uma parte que o treinamento tem sido muito bom para mim. BH é tudo morro”, conta o atleta.

O mineiro de 24 anos escolheu os 25km para se desafiar montanha acima e sabe que a Serra vai ser um marco na vida de atleta, de empreendedor e produtor de conteúdo.

“Eu escolhi uma prova desse nível, com tamanha dificuldade, porque eu estou passando por um momento muito desafiador, e eu acho que a corrida ensina para a vida.

Então eu queria um desafio que fosse tão grande quanto o que eu estou enfrentando no lado pessoal e profissional. Eu sei que se eu encarar a Serra do Rio do Rastro e vencer, eu também posso vencer todos os desafios que eu estou tendo na minha vida”.

E para conquistar o objetivo, Yann vai ter a melhor torcida, daquele que o espelhou a correr desde pequeno, o pai ultramaratonista e administrador Saulo Arruda, que também vai estar na Serra para domingo encarar os 42km.

“Eu quero me desafiar na Rio do Rastro Marathon porque eu amo desafio, e vai ser maravilhoso correr de novo na Serra, com essa paisagem maravilhosa. Já sou corredor de montanha há quase 10 anos, e no trailer run tem muitas subidas e descidas. Tudo isso me motiva querer voltar para a Rio do Rastro e correr naquele percurso encantador”.

Sobre a escolha pela mesma prova, Yann completa. “Temos objetivos diferentes, eu nos 25km e ele nos 42km. Mas os desafios vão nos ajudar a refletir muito sobre a vida. Hoje somos sócios da mesma empresa, trabalhamos em áreas diferentes, mas juntos buscamos impactar positivamente na vida das pessoas com a corrida”.

PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DE CORRIDAS DE RUAS

A Rio do Rastro Marathon vai seguir todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde e pelo decreto do Governo do Estado. As organizadoras também criaram um Protocolo de Atuação para as corridas de rua.

O documento é baseado nas diretrizes da Abraceo – Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor. Ele visa delinear as práticas necessárias à situação provocada pela circulação do Coronavírus.

Os detalhes podem ser conferidos nos site da prova www.riodorastromarathon.com.br

Nossas redes sociais: @riodorastromarathon @correbrasil @mountaindo.trailrun

Por Sabine Weiler

Tags: marathonRio do Rastroserra
EnviarCompartilhar8Tweet5
Notícia Anterior

Uma hora depois de deixar a cadeia, ladrão assalta casa em Balneário Camboriú

Próxima Notícia

Pedágio que não aceitar cartão de crédito ou débito, motorista tem passa livre em Santa Catarina

Notícias Relacionadas

Exposição Internacional de Gatos de Raça em Balneário Camboriú
Eventos

Exposição Internacional de Gatos de Raça em Balneário Camboriú

13 de maio de 2025
Show nas Alturas: Esquadrilha Fox encanta público em Balneário Camboriú
Eventos

Show nas Alturas: Esquadrilha Fox encanta público em Balneário Camboriú

12 de maio de 2025
Mães têm entrada gratuita no Space Adventure durante o mês de maio
Eventos

Mães têm entrada gratuita no Space Adventure durante o mês de maio

1 de maio de 2025
Luzes do Espaço: O Meteoro Verde que Encantou Santa Catarina
Eventos

Luzes do Espaço: O Meteoro Verde que Encantou Santa Catarina

24 de abril de 2025
Uma jornada de fé: peregrinos seguem os caminhos de Santa Paulina até Nova Trento
Eventos

Uma jornada de fé: peregrinos seguem os caminhos de Santa Paulina até Nova Trento

16 de abril de 2025
Próxima Notícia
Pedágio que não aceitar cartão de crédito ou débito, motorista tem passa livre em Santa Catarina

Pedágio que não aceitar cartão de crédito ou débito, motorista tem passa livre em Santa Catarina

Comentários desta notícia

Camboriu Noticias

Somos uma empresa de notícias que busca atualizar seus leitores sempre da melhor maneira.

© 2021 Camboriú Notícias. Site criado por Naboua Sites e Marketing.

Bem vindo de volta!

Logar na sua conta

Esqueceu a senha?

Verifique sua senha

Por favor coloque o seu usuário ou email para recuperar a senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil

© 2021 Camboriú Notícias. Site criado por Naboua Sites e Marketing.

Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.Política de Privacidade e Cookies.