Em setembro de 2001, Nova York foi cenário de um ataque terrorista que teve repercussão mundial. Dois aviões sequestrados atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Manhattan, resultando na morte de cerca de três mil pessoas, incluindo trabalhadores, equipes de resgate e passageiros. Outros dois ataques ocorreram quase simultaneamente.
Nesta quarta-feira (11), o evento trágico completa 23 anos. Uma cerimônia privada foi realizada no Memorial do 11 de Setembro as 8h40 (horário local, 9h40 no Brasil).
Leia também>>Falso médico dono de clínica de Balneário Camboriú volta a ser preso
Durante todo o dia, dois feixes de luz, representando as Torres Gêmeas, iluminarão o céu no Tributo em Luz, no One World Trade Center, local onde as torres estavam. A homenagem será visível em diversas áreas de Manhattan.
Leia também>>Frente Fria Chega a SC com Chuva e Temporais: Confira a Previsão
Além disso, cerimônia dedicada aos bombeiros que atuaram nos resgates no Centro de Nova York e, o banco de sangue da cidade promoverá ações em várias localidades.
Relembrando terror em NY
Os Estados Unidos atribuíram os ataques à Al Qaeda, grupo extremista islâmico liderado por Osama bin Laden. Ao todo, quatro aviões foram sequestrados: dois atingiram as Torres Gêmeas, um colidiu com o Pentágono, e o quarto caiu na Pensilvânia, após os passageiros confrontarem os sequestradores, evitando que atingisse outro alvo.
Ao final do dia, 2.977 pessoas de 90 nacionalidades haviam perdido a vida: 2.753 em Nova York, 184 no Pentágono e 40 no voo que caiu na Pensilvânia, o Voo 93.
Comentários desta notícia