
O caso aconteceu em um condomínio no bairro Fazenda, em Itajaí. Os moradores flagraram um crime ambiental que ocorreu bem na porta de entrada do prédio e decidiram denunciar às autoridades.
Um prato com veneno misturado a alpiste foi deixado como armadilha para os pássaros que vivem no entorno. Alguns deles acabaram morrendo logo em seguida, na própria calçada.
O caso foi denunciado à polícia Civil, através de um boletim de ocorrência, e também ao Instituto Itajaí Sustentável (INIS), da prefeitura de Itajaí. Segundo a moradora Camila Marques, além do crime ambiental, outra preocupação é que o prato com veneno foi deixado em um vaso de plantas ao alcance de crianças, que também poderiam ingerir o veneno por engano.
O prédio fica na rua João Antônio de Oliveira, no acesso ao bairro de Cabeçudas, próximo à Mata Atlântica. O local é habitat para espécies como tucanos, araras e gralhas azuis, conta a moradora.
Moradores já tinha percebido outras vezes pássaros mortos na calçada do prédio, mas achava que eles estavam batendo contra o vidro espelhado da fachada.
Segundo informações, foi flagrado um prato com veneno e pediram que a síndica do condomínio verificasse nas câmeras de segurança quem era o responsável pela maldade.
“Mais ela disse que já estava tudo resolvido e não quis mostrar as imagens. Ou é alguém da rua, ou é alguém do prédio que está fazendo isso. Essa pessoa precisa ser responsabilizada e conscientizada de que está cometendo um crime ambiental”, reforça moradores..
Eles procuraram então o órgão ambiental da prefeitura e através do site do INIS foiram orientados a oficializar a denúncia a polícia Civil, Ibama e até ao Ministério Público. Os moradores esperam uma resposta da polícia Civil antes de buscar os outros órgãos indicados.
“Que a pessoa assuma o erro e seja conscientizada. Agora a gente vai ter que ficar monitorando pra não acontecer mais. Essa pessoa está envenenando toda uma cadeia alimentar”, conclui.
Comentários desta notícia