• Entrar
Camboriu Noticias
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil
Sem resultados
Ver todos os resultados
Camboriu Noticias
Sem resultados
Ver todos os resultados

Relator Propõe Eleições Municipais Em 15 E 29 De Novembro

23 de junho de 2020
em Sem categoria
Tempo de leitura: 4 mins para ler
0

O senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da PEC (proposta de emenda à Constituição) do adiamento das eleições (PEC 18/2020), apresentou o seu relatório na manhã desta terça-feira (23).

Rocha propõe que o primeiro turno das eleições municipais 2020 seja realizado em 15 de novembro e o segundo, em 29 de novembro em função da pandemia do novo coronavírus.

TSE pede ao Congresso margem de datas para eleição

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pediu nesta segunda-feira (22) que o Congresso Nacional considere adiar as eleições municipais deste ano não para uma data única, mas para uma janela de datas.

O ministro argumentou que a evolução da pandemia de covid-19 varia entre as regiões do país. Desse modo, é possível que a nova data escolhida para o pleito não se mostre igualmente adequada para todos os municípios.

— Há o risco de chegarmos em novembro e constatarmos que em algumas partes do Brasil ainda seja recomendável o adiamento por algumas semanas. Pediria que considerassem a possibilidade de dar ao TSE uma margem, sempre dentro deste ano — disse, durante a sessão remota de debates do Senado para tratar do tema.

Barroso reforçou que o TSE endossa o consenso médico sobre a necessidade de se adiar o processo eleitoral (atualmente com os dois turnos previstos para 4 e 25 de outubro) e sugeriu o intervalo entre 15 de novembro e 20 de dezembro. A Justiça Eleitoral conduziria as eleições dentro desse espaço de tempo, verificando quais cidades poderiam votar primeiro e quais esperariam mais — sempre consultando os especialistas e o Congresso Nacional.

O presidente do tribunal destacou ainda que o adiamento para o próximo ano não é aconselhado. A extensão dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores para além dos seus prazos previstos acarretaria “problemas graves de natureza constitucional”, explicou Barroso.

Prazos consumados 

Outros prazos relacionados ao processo eleitoral, como a realização das convenções partidárias, o registro das candidaturas e o início do período de campanhas, podem ser mantidos, no entendimento do presidente do TSE. Ele pediu aos parlamentares que não reabram etapas já cumpridas, como as datas-limite para filiação partidária, fixação de domicílio eleitoral e desincompatibilização de cargos públicos.

— O TSE já está envolvido em outras etapas. Seria inviável parar a programação para reabrir o cadastro eleitoral — justificou Barroso.

A preservação da data para registro de candidaturas seria recomendável para que o TSE consiga julgar a tempo as impugnações — um processo que, segundo relatou Barroso, já é difícil com as regras atuais. Já a manutenção do início da campanha prolongaria o tempo de contato dos candidatos com os eleitores, compensado a inviabilidade de encontros físicos. No entanto, ele destacou que essas decisões estão subordinadas à deliberação política dos parlamentares.

Barroso também listou uma série de “prazos móveis” que seriam automaticamente alterados assim que a data das eleições fosse mudada, como o início do horário eleitoral em TV e rádio, a convocação de mesários e a vedação de condutas dos prefeitos, como repasses de verbas e publicidade institucional.

Precauções

O jurista Henrique Neves, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), destacou que, além da data do pleito, A Justiça Eleitoral e o Congresso precisam pensar nos procedimentos a serem adotados para a votação.

— Independentemente do momento em que ocorrerem as eleições, o TSE terá que tomar medidas para preservar a saúde dos eleitores. Isso independe do dia — alertou.

Neves recomendou o alongamento dos horários de votação, algo que é tecnicamente possível porque a legislação já prevê horários além da abertura e do fechamento das sessões eleitorais, destinados à organização do espaço físico. Ele também mencionou o uso de equipamentos, como álcool em gel, luvas e máscaras, e citou a necessidade de definição prévia das autoridades sanitárias que vão supervisionar os procedimentos.

Barroso relatou que o TSE já trabalha na elaboração de cartilhas para a votação e na distribuição de equipamentos de saúde para os eleitores e mesários.

Ficha Limpa

A aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2020 também vai precisar ser adaptada às novas datas. Melillo Dinis, diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), levantou esse ponto.

Ele explicou que a pena de inelegibilidade por oito anos, prevista na lei, é calculada com base nos prazos entre as eleições. Isso significa que, se o pleito for movido para frente, ele deixa de estar dentro do intervalo de punição. Essa consequência iria contra o espírito da lei.

— Se adiramos as eleições em quatro dias, aqueles que forem declarados inelegíveis em 2012 poderão participar. Não me parece que esse é o pleito da sociedade civil. Além da imagem das eleições, temos que garantir o seu conteúdo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

EnviarCompartilharTweet
Notícia Anterior

Prefeitura de Camboriú interdita áreas públicas de lazer

Próxima Notícia

MILAGRE: Homem, mulher e bebê escapam ilesos de grave acidente em SC

Notícias Relacionadas

Moro diz que Flávio Bolsonaro é o único capaz de derrotar Lula nas eleições de 2026
Política

Moro diz que Flávio Bolsonaro é o único capaz de derrotar Lula nas eleições de 2026

22 de julho de 2026
Jovem de 26 anos morre em acidente entre BMW e caminhão na SC-418 em Santa Catarina
Giro por Santa Catarina

Jovem de 26 anos morre em acidente entre BMW e caminhão na SC-418 em Santa Catarina

22 de julho de 2026
Lula deve voltar a Santa Catarina após polêmica em Itajaí
Notícias

Lula deve voltar a Santa Catarina após polêmica em Itajaí

22 de julho de 2026
Inverno aumenta a presença de baleias, pinguins e mamíferos marinhos nas praias de Santa Catarina
Sem categoria

Inverno aumenta a presença de baleias, pinguins e mamíferos marinhos nas praias de Santa Catarina

21 de julho de 2026
Alexandre Pires Reúne Mais de 30 Mil Pessoas em Show em Balneário Camboriú
Eventos

Alexandre Pires Reúne Mais de 30 Mil Pessoas em Show em Balneário Camboriú

20 de julho de 2026
Próxima Notícia
MILAGRE: Homem, mulher e bebê escapam ilesos de grave acidente em SC

MILAGRE: Homem, mulher e bebê escapam ilesos de grave acidente em SC

Comentários desta notícia

Camboriu Noticias

"Tudo o que acontece em Balneário Camboriú e região, você confere aqui."

© 2014 Camboriú Notícias. Site criado por Naboua Sites e Marketing.

Bem vindo de volta!

Logar na sua conta

Esqueceu a senha?

Verifique sua senha

Por favor coloque o seu usuário ou email para recuperar a senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil

© 2014 Camboriú Notícias. Site criado por Naboua Sites e Marketing.

Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.Política de Privacidade e Cookies.