
Santa Catarina deve enfrentar mais um dia típico de verão nesta quinta-feira (15), com sol predominando, calor intenso e aumento das condições para temporais no fim do dia. Conforme os órgãos de monitoramento meteorológico, as temperaturas sobem rápido e podem atingir até 36°C em áreas do Litoral e do Oeste, enquanto a elevada umidade do ar cria um ambiente propício para pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
MANHÃ COMEÇA ABAFADA E TARDE SERÁ DE CALOR GENERALIZADO
O dia começa com sensação de abafamento em grande parte do Estado. As temperaturas mínimas permanecem elevadas, acima dos 20°C em regiões do Oeste e do Litoral, podendo chegar perto dos 26°C em pontos do litoral catarinense. Com a presença do sol, os termômetros superam os 30°C na maioria das regiões durante a tarde.
No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, a presença de nuvens será um pouco mais frequente ao longo do dia, mas sem impedir o avanço do calor.
TEMPORAIS DE VERÃO DEVEM OCORRER NO FIM DO DIA
A combinação entre calor e umidade aumenta o risco de temporais típicos de verão, especialmente no Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis. As tempestades podem ocorrer de forma isolada, com chuva intensa em curto período, raios, ventos fortes e possibilidade pontual de granizo.
Apesar disso, a Defesa Civil avalia que o risco para ocorrências mais severas, como alagamentos, danos à rede elétrica, prejuízos agrícolas ou quedas de árvores, varia de baixo a moderado.
ALERTA METEOROLÓGICO PARA GRANDE PARTE DO ESTADO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para perigo potencial de tempestades em quase todo o território catarinense, com exceção do Oeste. O aviso indica possibilidade de volumes de chuva de até 50 milímetros em 24 horas e ventos que podem chegar a 60 km/h.
CONFIRA A PREVISÃO POR REGIÃO
EXTREMO OESTE
Mínima: 16,7°C | Máxima: 36,5°C
Tempo firme e ensolarado
OESTE
Mínima: 14,9°C | Máxima: 34,9°C
Predomínio de sol
MEIO-OESTE
Mínima: 14,1°C | Máxima: 33,1°C
Sol com aumento de nuvens
PLANALTO SUL
Mínima: 14,4°C | Máxima: 30,3°C
Sol entre muitas nuvens
LITORAL SUL
Mínima: 17,2°C | Máxima: 33,5°C
Sol com nuvens e pancadas de chuva com raios
VALE DO ITAJAÍ
Mínima: 16,5°C | Máxima: 34,3°C
Calor e chuva isolada com descargas elétricas
GRANDE FLORIANÓPOLIS SERRANA
Mínima: 15,9°C | Máxima: 31,2°C
Sol, nuvens e risco de temporais
GRANDE FLORIANÓPOLIS LITORÂNEA
Mínima: 16,9°C | Máxima: 30,9°C
Tempo abafado com chuva no fim do dia
PLANALTO NORTE
Mínima: 13,5°C | Máxima: 32,9°C
Sol com nuvens e possibilidade de chuva
LITORAL NORTE
Mínima: 18,7°C | Máxima: 31,4°C
Sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios






Comentários desta notícia