A tarde desta quinta-feira (12) trouxe o fenômeno da chuva preta para Santa Catarina. Em Chapecó, os moradores testemunharam o evento raro, resultado da combinação entre a água da chuva e a fuligem presente no ar.
Leia também>>Nova lei de trânsito: Multa pesada e suspensão da CNH por 1 ano
A Defesa Civil confirmou a ocorrência, registrada primeiramente em Maravilha e, posteriormente, em Chapecó. A região está sob alerta laranja devido ao risco de temporais, raios, ventos fortes e possíveis alagamentos. O fenômeno chegou ao Estado pelo oeste, vindo do Rio Grande do Sul, associado a uma frente fria que atinge Santa Catarina.
De acordo com Felipe Theodorovitz, meteorologista da Defesa Civil, a chuva preta deve se espalhar por outras regiões até sexta-feira (13).
O que é a chuva preta?
A água da chuva não cai escura do céu; a coloração preta só é percebida ao tocar superfícies ou ser coletada em recipientes. Esse fenômeno ocorre devido à presença de poluentes na atmosfera, principalmente fuligem, proveniente das queimadas na Amazônia e no Pantanal.
Além da coloração, Theodorovitz alerta que a chuva pode conter substâncias tóxicas, representando riscos à saúde, principalmente para o sistema respiratório. Recomenda-se evitar o contato direto com a água.
Recomendações da Defesa Civil:
- Evite exposição à chuva: sempre que possível, permaneça em ambientes fechados.
- Não use a água da chuva para consumo, higiene ou outras atividades domésticas.
- Mantenha portas e janelas fechadas para reduzir a entrada de fuligem nos ambientes.
- Use máscaras ou lenços para cobrir nariz e boca, especialmente se você tiver problemas respiratórios.
Comentários desta notícia