Em alusão ao Dia da Conscientização da Fibromialgia, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú convidou os representantes da Associação de Fibromialgia do município para comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central na manhã desta quinta-feira (12), para falar sobre a doença e entregar material informativo. O objetivo da ação é contribuir para um diagnóstico precoce, garantindo maiores chances de uma resposta positiva ao tratamento.
>>>Queda brusca de temperaturas e expectativa de neve em Santa Catarina
A fibromialgia é uma doença que acomete a musculatura, causando diversos pontos de dor no corpo, fadiga e sono não restaurador. O diagnóstico é clínico após excluírem outras causas para a dor. O portador de fibromialgia é atendido no Ambulatório de Especialidades Médicas, da Secretaria de Saúde, realizando acompanhamento prévio e construção de diagnóstico. A unidade também faz o acompanhamento multiprofissional ambulatorial, com médico psiquiatra, nutricionista e neurologista.
As doenças reumatológicas podem afetar pessoas de qualquer idade, e na maioria das vezes, iniciam no adulto jovem. Os sintomas são dores nas articulações, coluna e/ou lombar persistentes, que durem mais de seis semanas, especialmente acometimento de várias articulações, incluindo das mãos e dos pés.
Comentários desta notícia