• Entrar
Camboriu Noticias
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil
Sem resultados
Ver todos os resultados
Camboriu Noticias
Sem resultados
Ver todos os resultados

Balneário Camboriú está com apenas três leitos de UTI disponíveis para receber pacientes infectados

30 de dezembro de 2020
em Notícias
Tempo de leitura: 4 mins para ler
0

Com apenas três leitos de UTI disponíveis para receber pacientes infectados com a Covid-19 Balneário Camboriú, teme colapso na saúde no verão. Dos 30 lugares disponíveis na cidade, 15 estão sendo ocupados por pacientes de regiões próximas e 12 por moradores locais. O município já contabilizou 144 mortes desde o início da pandemia relacionadas ao novo coronavírus.

De acordo com a Secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Leila Crocomo, não foram criados novos leitos para o período de férias e ela teme não ter onde internar pessoas que precisarem de atendimento na cidade.

— Estamos acompanhando os casos, mas cientes de que talvez este número suba muito. Nós não ampliamos os nossos leitos porque para isso precisamos de recursos do Estado. Sabemos que se hoje tiver 10 pessoas a mais precisando de leitos não teríamos como internar — explica.

Um dos principais destinos turísticos catarinenses — cerca de 4 milhões de visitantes anualmente, segundo a Secretaria de Turismo — a cidade tem o aumento exponencial da população nesta época do ano. Em contraste, o número de leitos de UTI permanece estável. Isso aliado ao desrespeito às medidas contra o coronavírus potencializam um colapso, explica a infectologista Sabrina Sabino.

— Se a gente ver de perto já temos um colapso. Os leitos estão sendo remanejados, as pessoas estão ficando na emergência. Já está acontecendo. Você passa na beira da praia e está todo mundo sem máscara, ninguém respeita, não tem distanciamento e muitas festas estão acontecendo.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (28), na Foz do Rio Itajaí (macrorregião onde fica Balneário Camboriú) a taxa de ocupação total dos leitos é de 87,7%. São 162 leitos ativos, sendo que apenas 20 estão livres em todos os 11 municípios da região.

Segundo a infectologista, o Estado precisaria apertar as rédeas das restrições para conter o avanço da Covid-19, principalmente neste período de férias.

— As medidas que estão sendo adotadas pelo Governo de Santa Catarina estão tapando o sol com a peneira — lamenta Sabino.

Os leitos de UTI de Balneário Camboriú são regulados pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), que abrange a maior parte das cidades do Litoral Norte do Estado, com Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo. Os leitos são remanejados conforme a necessidade de cada local.

— Os leitos só são regulados quando uma cidade atinge a porcentagem de 90% de ocupação. É nesse momento que os pacientes são encaminhados a outros municípios. Enquanto tiver a capacidade de internação, eles serão internados — explica a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú.

Fiscalização

Para a temporada, foi criado um comitê especial de combate ao vírus nas praias da cidade formado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e a Vigilância Sanitária. De acordo com o município, a operação “Se Cuida BC” está em funcionamento desde o início de novembro.

O comitê montado trabalha em dois eixos. O primeiro é de orientação que busca conscientizar a população. O segundo é de fiscalização, onde segundo a PM, o principal foco serão as áreas com aglomeração.

De acordo com a Polícia Militar, com o aumento do fluxo de turistas a tendência é que tenha um aumento no número de denúncias e consequentemente no aumento de fiscalizações também. Para isso o 12º Batalhão de Polícia Militar que atende nove cidades da região recebeu mais 120 novos policiais. Sendo que 74 foram para Balneário Camboriú.

Regras das praias

Na última determinação do governo estadual, as regras para quem quer frequentar praias e lagos são as seguintes:

– uso de máscara é obrigatório, exceto quando as pessoas estiverem na água. Porém, o governador Carlos Moisés afirmou que a utilização não será exigida;

– quando houver mais de uma entrada para o local, autoridades estaduais ou municipais devem priorizar uma para acesso e outra para saída;

– a fiscalização é responsabilidade da Segurança Pública e das Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais;

– a orientação aos órgãos competentes é de que a fiscalização deve ter um caráter educativo e de orientação, e não repressivo.

Por Brenda Bittencourt

EnviarCompartilharTweet
Notícia Anterior

Balneário Camboriú proíbe som, tendas, fogos e equipamentos de no Réveillon

Próxima Notícia

Hotéis poderão operar com 100% em SC; Justiça determina suspensão de liminar

Notícias Relacionadas

VÍDEO: POLÊMICA EM BC: Vereador detona gestão do Hospital Ruth Cardoso após entrevista
Notícias

VÍDEO: POLÊMICA EM BC: Vereador detona gestão do Hospital Ruth Cardoso após entrevista

29 de abril de 2026
Santa Catarina registra a manhã mais fria de 2026 com -3°C e geada na Serra
Notícias

Santa Catarina registra a manhã mais fria de 2026 com -3°C e geada na Serra

28 de abril de 2026
Família que perdeu filho em ataque em creche vive recomeço com o nascimento de um novo bebê
Notícias

Família que perdeu filho em ataque em creche vive recomeço com o nascimento de um novo bebê

27 de abril de 2026
STF autoriza prisão domiciliar para Fátima de Tubarão, condenada pelo 8 de janeiro
Notícias

STF autoriza prisão domiciliar para Fátima de Tubarão, condenada pelo 8 de janeiro

26 de abril de 2026
Quem foi Cesino Bernardino: o pastor que transformou Camboriú em referência mundial de fé
Notícias

Quem foi Cesino Bernardino: o pastor que transformou Camboriú em referência mundial de fé

25 de abril de 2026
Próxima Notícia
Hotéis poderão operar com 100% em SC; Justiça determina suspensão de liminar

Hotéis poderão operar com 100% em SC; Justiça determina suspensão de liminar

Comentários desta notícia

Camboriu Noticias

"Tudo o que acontece em Balneário Camboriú e região, você confere aqui."

© 2014 Camboriú Notícias. Site criado por Naboua Sites e Marketing.

Bem vindo de volta!

Logar na sua conta

Esqueceu a senha?

Verifique sua senha

Por favor coloque o seu usuário ou email para recuperar a senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Eventos
  • Saúde
  • Policial
  • Política
  • Emprego
  • Esportes
  • Santa Catarina
  • Brasil

© 2014 Camboriú Notícias. Site criado por Naboua Sites e Marketing.

Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.Política de Privacidade e Cookies.