
O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão” e acusou o brasileiro de promover ações para prejudicar seu governo. As declarações foram publicadas nesta quinta-feira (1º) em uma entrevista à revista francesa Le Point.
Ao comentar a relação com Lula, Milei fez acusações sobre a atuação do petista durante sua campanha eleitoral na Argentina. Segundo o presidente argentino, uma equipe de brasileiros teria sido enviada a Buenos Aires para organizar uma campanha negativa contra ele.
“Para mim, ele (Lula) é um ladrão”, declarou Milei na entrevista. O argentino também questionou as circunstâncias relacionadas à saída de Lula da prisão, apresentando sua própria interpretação sobre o caso.
As afirmações fazem parte de uma nova manifestação pública de Milei contra o presidente brasileiro, em meio às divergências políticas entre os dois líderes.
MILEI DECLARA APOIO A FLÁVIO BOLSONARO
Na mesma entrevista, Javier Milei manifestou apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL), que disputa a Presidência da República. O argentino chamou o parlamentar de “amigo” e afirmou ter esperança de que ele vença as eleições de outubro.
Milei também defendeu a adoção de reformas liberais no Brasil e criticou a situação econômica e administrativa que, segundo sua avaliação, será deixada pelo governo Lula.
“Tenho muita esperança de que meu amigo Flávio Bolsonaro vença em outubro e realize o saneamento liberal de que o Brasil precisa”, afirmou o presidente argentino à revista francesa.
O apoio público reforça a aproximação entre Milei e a família Bolsonaro, que compartilham posições políticas em temas como redução da intervenção estatal na economia e adoção de medidas liberais.
APROXIMAÇÃO ENTRE FLÁVIO BOLSONARO E JAVIER MILEI
A relação entre Javier Milei e Flávio Bolsonaro ganhou destaque em julho, quando o presidente argentino esteve no Brasil para participar da convenção nacional do Partido Liberal (PL), realizada em São Paulo, que oficializou a candidatura do senador à Presidência.
Durante o evento, Milei discursou em apoio a Flávio e declarou confiar no parlamentar. O argentino também defendeu que o Brasil adotasse medidas semelhantes às que afirma estar implementando na Argentina.
Na ocasião, Milei pretendia visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas o pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme noticiado pela imprensa.
A aproximação entre o presidente argentino e a família Bolsonaro, no entanto, começou antes da candidatura de Flávio. Em julho de 2024, Milei esteve em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para participar de um evento político e dividiu o palco com Jair Bolsonaro.
As declarações mais recentes evidenciam as diferenças políticas entre Milei e Lula e o alinhamento público do presidente argentino com o grupo político da família Bolsonaro.






Comentários desta notícia