
Um promotor de Justiça aposentado abriu uma ação popular contra a Prefeitura de Balneário Camboriú e o Governo de Santa Catarina questionando a transferência do Hospital Ruth Cardoso para o Estado.
A medida foi confirmada após a divulgação de um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (5).
QUESTIONAMENTO SOBRE A “ENTREGA” DO HOSPITAL
Segundo o autor da ação, há meses ele vem criticando o modelo adotado, afirmando que não houve uma verdadeira estadualização, mas sim uma espécie de “entrega” do hospital para posterior terceirização dos serviços.
Ele afirma que reuniu provas que considera graves sobre a forma como o patrimônio público foi transferido.
PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO IMEDIATA
Na ação, o promotor solicita à Justiça medidas urgentes, incluindo:
– Criação de uma comissão permanente de fiscalização
– Verificação das condições de atendimento
– Análise de medicamentos, insumos e estrutura sanitária
A proposta é que esse acompanhamento continue até o fim do processo.
OBJETIVO: ANULAR A TRANSFERÊNCIA
O principal pedido da ação é a anulação da transferência do hospital ao Estado, com a devolução da gestão ao município.
De acordo com o promotor, a cidade teria condições financeiras e estruturais para administrar a unidade de saúde.
CRÍTICAS À GESTÃO E AOS VEREADORES
O autor também criticou a atuação da Câmara de Vereadores e afirmou que há pouca fiscalização sobre o caso.
A prefeita Juliana Pavan também foi citada, após declarações públicas sobre a responsabilidade pela gestão da unidade.
CASO SEGUE EM ANÁLISE
Além da ação popular, o caso já foi levado ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público, onde ainda está em análise.
O desfecho pode impactar diretamente o futuro da gestão da saúde pública em Balneário Camboriú.
Com informações da Rádio Menina BC





Comentários desta notícia