Nesta quarta-feira (16), Santa Catarina vai receber mais 147,4 mil doses da vacina CoronaVac. A previsão de envio é confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). O lote é o maior já recebido até agora pelo Estado.
A previsão é de que as vacinas cheguem ao aeroporto, em Florianópolis, as 8h20. De lá, as vacinas vão para a Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (dive), em São José, que fará a distribuição para as 17 unidades descentralizadas (UDVES) das Regionais de Saúde.
A distribuição deve começar ainda na quarta-feira, 17, com o envio de metade das doses recebidas, um total 73.700 para as regionais, que farão a distribuição para os 295 municípios catarinenses. As vacinas, encaminhadas conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS), serão para a aplicação da primeira dose (D1) nos grupos prioritários. A outra metade ficará armazenada na Central Estadual para garantir a aplicação da segunda dose (D2).
Com as novas doses, Santa Catarina chegará ao total de 730.840 vacinas em nove remessas desde o começo da campanha de imunização. O número considera tanto imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da Astrazeneca/Oxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz.
Novo lote vai dar sequência a vacinação de idosos de 75 a 79 anos
A assessoria da Dive-SC informou que como o órgão foi comunicado apenas nesta terça-feira do recebimento dessas novas doses, a quantidade de vacinas que será destinada a cada município ainda não foi definida. Essa divisão deve ocorrer até a tarde desta quarta.
O lote que chega a Santa Catarina nesta quarta é o nono envio de vacinas feito pelo governo federal desde o início de campanha de vacinação no Estado, que completa dois meses nesta quinta-feira (18).
Segundo a Dive-SC, as novas doses vão dar continuidade à vacinação de trabalhadores da saúde e idosos com idade entre 75 e 79 anos. Essa faixa etária começou a ser imunizada com as vacinas que chegaram ao Estado na semana passada, em um lote de 86,4 mil doses.
As doses foram encaminhadas ao estado nesta ordem:
Comentários desta notícia